Relançada licitação para concluir escolas indígenas em Nova Nazaré

Publicado em: 13 de Novembro de 2025


Data: 13 de Novembro de 2025


  Sete escolas indígenas serão concluídas em Nova Nazaré (MT) por meio de uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o UNOPS, escritório das Nações Unidas especializado em infraestrutura. A nova licitação contempla unidades nas comunidades de Santa Terezinha, Lagoa Grande, Ubariré, Maire'a, Mutum, Cachoeira e Dois Galhos - todas da etnia Xavante.

A conclusão das obras de Nova Nazaré está no segundo lote do processo licitatório relançado pelo UNOPS na plataforma de compras das Nações Unidas (UNGM). Poderão participar empresas de qualquer porte, desde que atendam aos requisitos mínimos, como registro no CREA ou CAU, faturamento anual mínimo de R$ 6,8 milhões e experiência comprovada, nos últimos 15 anos, em obras de edificações em concreto com área mínima de 1.500 m².

As empresas interessadas poderão participar de uma sessão de esclarecimentos virtual para entender como funciona a licitação. A conversa será no dia 14 de novembro, às 12h (horário de Brasília), pelo link. As  propostas devem ser apresentadas até 26 de novembro de 2025, às 15h. 

A empresa contratada será responsável por atualizar os projetos para atender às normas atuais de segurança e acessibilidade, além de incorporar demandas apresentadas pelas comunidades beneficiárias. 

Em fevereiro deste ano, equipes do UNOPS e do FNDE, com apoio da Prefeitura de Nova Nazaré, realizaram visitas técnicas às estruturas a serem concluídas para diagnóstico construtivo e diálogo com as comunidades. Entre as contribuições incorporadas na revisão dos projetos, estão a adequação do tamanho das salas e a substituição de materiais por itens mais adequados à realidade local.

O projeto

A licitação faz parte de um acordo de cooperação técnica do UNOPS com o FNDE que prevê a conclusão de 62 escolas indígenas e quilombolas localizadas em áreas distantes dos centros urbanos, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O objetivo é reduzir o déficit de infraestrutura escolar, garantindo o acesso à educação com preservação das identidades culturais das comunidades destinatárias.

Mais informações sobre a licitação aberta no UNGM: bit.ly/escolas-AP-MT-MS (lote 2).

Privacidade