Prefeito João Teodoro participa de reunião para tratar sobre implantação de aterro sanitário
Reunião com Prefeitos sobre a implantação de aterro sanitário
Publicado em: 22/02/2018 ás 09:44:00 Autor: Grazielle Santos Fonte: Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira, dia 21 aconteceu em Água Boa uma reunião entre os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental do Médio Araguaia - CODEMA, no qual estiveram presentes prefeitos de Ribeirão Cascalheira, Querência, Novo São Joaquim, Nova Xavantina, Canarana, Cocalinho, Gaúcha do Norte e Nova Nazaré.

A reunião objetivou a discussão sobre a possível implantação de aterro sanitário mediante a preocupação dos gestores com a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, buscando alternativas para a implantação do serviço ambiental.

A Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso, Eliana Rondon iniciou a reunião com uma palestra sobre a importância do saneamento nos municípios, logo o Superintendente da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, Francisco Holanildo Silva Lima afirma em sua fala, que o tratamento adequado do lixo é questão de saúde pública.

Estava presente também o Presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios, Neurilan Fraga que parabeniza a iniciativa dos prefeitos consorciados na busca por possíveis parcerias para a resolução dessa questão de suma importância, que é a destinação final dos resíduos sólidos urbanos, ressalta ainda que através do Consórcio os municípios ganham força para obtenção de recursos públicos e investimentos na área do saneamento, no qual proporcionará a prevenção de doenças.

Ao final do encontro, fica decidido sobre a formação de uma comissão para avaliar as propostas para implantação de um aterro sanitário regional, devido ao alto custo para a implantação do mesmo.

 

  • Tags:
  • CODEMA
  • Aterro Sanitário