Mato Grosso recebe 11 médicos cubanos do Programa Mais Médicos
Atualmente Mato Grosso possui 233 médicos participantes do programa. Eles vão trabalhar em Cuiabá, Porto Esperidião, Colniza e Nova Nazaré.
Publicado em: 17/12/2016 ás 18:27:00 Autor: Do G1 MT Fonte: Do G1 MT

Mato Grosso recebeu 11 médicos cubanos participantes do programa do Governo Federal, Mais Médicos. Segundo anúncio governo neste sábado (17), todos os profissionais vão repor vagas de médicos cubanos que trabalhavam no estado e tiveram o contrato encerrado após três anos de serviços prestados. Os profissionais chegaram a Cuiabá na tarde de quinta-feira (15) e já foram distribuídos aos locais de trabalho.

saiba mais

  • Mais de um ano depois, Cuiabá adere ao programa federal Mais Médicos

Dois médicos serão remanejados para Colniza (1.065 km de Cuiabá). Um para Nova Nazaré (800 km) e um para Porto Esperidião (358 km da capital). Os outros serão remanejados para unidades do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). Dois serão responsáveis pelo DSEI Kaiapó de Mato Grosso, um para o DSEI Araguaia, dois para o DSEI Xavante, um para o DSEI Xingu, e um para o DSEI Cuiabá.

Atualmente Mato Grosso possui 233 médicos participantes do programa. Desses, 166 são cubanos. Os outros 67 estão divididos entre argentinos, venezuelanos, espanhóis e outras nacionalidades. A maioria deles faz a função de clínico geral, e alguns tem especialização em medicina da família e comunidade. Os profissionais estão espalhados em 102 dos 141 municípios do estado. A expectativa é que entre março e abril de 2017 cheguem novos profissionais.

De acordo com o governo, o trâmite de novos profissionais é necessário devido ao contrato entre Brasil e Cuba ser de apenas três anos sem renovação.

  • Tags:
  • médicos participantes
  • Programa Mais Médicos