Confira como foi a 1ª Mostra de Ciências da Escola de Educação Infantil Simone Lopes de Paula
1ª Mostra de Ciências da Escola de Educação Infantil Simone Lopes de Paula
Publicado em: 29/06/2018 ás 12:20:00 Autor: Grazielle Santos

Aconteceu hoje na Escola Municipal de Educação Infantil Simone Lopes de Paula, a 1ª Amostra de Ciências. O evento contou com trabalhos realizados com todas as turmas desde o Maternal ao Pré Escola.

Os alunos do Maternal I com as professoras Maria Elza e Sheila apresentaram o trabalho “Divertindo com as Cores” que objetiva o conhecimento das cores, coordenação, aperfeiçoamento das capacidades motoras, concentração, limites e a paciência de fazer as tarefas até o final. Tudo isso pode ser observado em uma criança enquanto ela se diverte pintando, sendo nesse período que as crianças começam a identificar as cores dos objetos e relacioná-las.

Os alunos do Maternal II com as professoras Lilia e Francielly apresentaram o trabalho sobre a “Saúde Bucal”, falando da importância em mostrar que a infância é a época em que mais há assimilação das coisas novas. Nessa fase, também se adquire aprendizados que se leva para o resto da vida. Ao ensinar desde cedo os hábitos de higiene bucal, eles se tornam mais fáceis de pertencer à rotina da criança sendo fixados até a fase adulta. Quando os hábitos ensinados são colocados em prática, é proporcionado à criança uma condição de saúde melhor. Bons hábitos são sinônimos de prevenção, e prevenir é o melhor remédio.

Os alunos do Jardim A com a professora Oneide apresentaram o trabalho “Formando Cores” que objetiva mostrar a importância da criança em lidar com as cores desde cedo, pois as mesmas se tornam mais equilibradas e centradas no que está sendo proposto. Quanto antes esse estímulo colorido fizer parte da vida da criança, melhor será seu desempenho na sua formação escolar e social.

Os alunos do Jardim B com a professora Núbia apresentaram o trabalho sobre Leite e os seus Derivados que mostraram a importância da ingestão de leite e derivados pelas crianças por ser uma rica fonte de cálcio, sendo o cálcio o mineral mais abundante no corpo humano, sendo responsável pela formação e manutenção óssea, assim como pela mineralização óssea, justificando a grande preocupação na garantia de sua ingestão pelas crianças e adolescentes.

Os alunos do Pré I A com a professora Luciana apresentaram o trabalho sobre os “5 Sentidos” para mostrar a importância do processo da consciência corporal que acontece aos pouco e se dá através dos cinco sentidos, mostrando que a estimulação dos cinco sentidos é uma das prioridades da educação infantil. As crianças não apenas podem, como devem realizar atividades que permitam a elas explorar o tato, visão, paladar, audição e olfato.

Os alunos do Pré I B com a professora Deuzimara apresentaram o trabalho mostrando os Benefícios da Cenoura na alimentação, por ser um alimento rico em vitaminas, fibras e minerais essenciais ao nosso corpo, podendo ser consumida crua ou cozida, em saladas, bolos, sucos etc.

Os alunos do Pré II com as professoras Maria Aparecida e Eudeane apresentaram o trabalho sobre o curioso mundo dos insetos, onde puderam ver e conhecer um pouco mais sobre algumas espécies.